Se você busca crescer e evoluir financeiramente, seja organizando suas finanças ou investindo. O primeiro passo será buscar o recurso mais importante para o seu sucesso o conhecimento.
Os livros são uma excelente forma de adquirir conhecimento em todas as áreas, ainda mais quando falamos de investimentos.
Pois, através deles você terá a oportunidade de aprender sobre as melhores técnicas e métodos te auxiliando a tomar a melhor decisão, fará que você possua uma visão ampla sobre o mercado identificando oportunidades e tendencias, e também irá desenvolver sua mentalidade te ajudando a aprimorar o seu senso crítico, fazendo que você pense fora da caixa.
Por isso selecionamos os melhores livros sobre investimentos, de autores renomados e grande investidores que mostraram o melhor caminho para o sucesso financeiro e a geração de riquezas.
Pai rico pai pobre
Nesse livro Robert Kiyosaki conta através de sua perspectiva os ensinamentos que aprendeu de seu pai rico (pai do seu melhor amigo), e os erros e atitudes de seu pai pobre (pai biológico).
Voltado para o ambiente das finanças são apresentados conceitos contábeis como priorizar investir em ativos (geradores de renda) e reduzir os passivos (geradores de gastos), ressaltando a importância da educação financeira e do empreendedorismo para alcançar a liberdade financeira.
O autor também enfatiza lições importantes como: não trabalhar apenas pelo dinheiro buscando sempre aprender para ganhar mais através desse conhecimento, sair da zona de conforto procurando novas fontes de renda e estar preparados para as oportunidades que irão surgir.
O investidor inteligente
De Benjamin Graham esse é considerado um dos livros mais recomendados de todos os tempos quando o assunto é investimentos. Ele ensina técnicas de análises de ações e estratégias para investir com segurança no longo prazo.
O livro aborda ensinamentos essenciais para todo investidor como investir baseado nos fundamentos do ativo não se importando com as oscilações de mercado no curto prazo, diversificar sua carteira de investimentos, e investir em empresas sólidos com boa lucratividade pagadoras de dividendos.
O homem mais rico da Babilônia
Esse é um clássico das finanças escrito por George Samuel Clason, o livro traz diversos ensinamentos de como lidar com seu dinheiro em forma de contos retratados na antiga Babilônia.
Dentre as principais lições levantadas no livro destaca-se que não devemos gastar mais do que ganhamos, sempre separando 10% do que recebemos para reservar para o futuro (investi-los), escolhendo com prudência onde aplicá-lo para não cair em promessas enganosas de dinheiro fácil e com objetivos de multiplicar sua renda e aumentar a capacidade para ganhar.
Mais esperto que o Diabo
Apesar do nome esse livro do autor Napoleon Hill não possui nenhuma relação com a religião. Ele se ambienta em uma entrevista com o Diabo que retrata as diversas formas de como ele age, para manter as pessoas estagnadas financeiramente ou mesmo incapazes de atingir seus objetivos.
O autor pesquisou cerca de 20 anos as diferenças de pessoas que alcançaram o sucesso na vida, das que não conseguiram. Apresentando em seu livro os principais motivos que impediram as pessoas de obterem seu sucesso pessoal em forma de metáfora como as atitudes do Diabo e as formas de vencê-lo.
O livro mostra que a maioria das pessoas estão alienadas agindo sem propósitos, seguindo a maioria sem questionar, sendo facilmente controladas pelos seus medos. Mantendo as pessoas pobres incapazes de pensar por conta própria, através de seus hábitos negativos seguindo um ciclo interminável.
Os segredos da mente milionária
Essa obra de T. Harv Eker mostra que milionários e pessoas bem-sucedidas no geral, possuem hábitos e comportamentos em comuns. Onde são apresentados ao decorrer do livro as 17 atitudes que levaram essas pessoas ao sucesso financeiro.
No livro relata que pessoas com mentalidade rica correm riscos atrás do que desejam e não esperam uma oportunidade milagrosa para enriquecer como ganhar na loteria, por exemplo. Não se vitimizam da situação que estão e pensam grande, visando grandes objetivos no futuro.
Também buscam por conhecimento constantemente e tendem a ter pessoas positivas e bem-sucedidas em seu meio social, sabem administrar o seu dinheiro e são disciplinados no que decidirem fazer.
A psicologia financeira
Do autor Morgan Housel esse livro tem a primícia que o sucesso financeiro tem uma relação maior com o comportamento de uma pessoa do que sua inteligência, onde o controle emocional e sua relação com o dinheiro pode superar a necessidade de conhecimento técnico para prosperar financeiramente.
Outro ponto interessante relatado é que a consistência nos investimentos é mais importante que comprar e vender no tempo certo, sabendo que qualquer um pode cometer erros na sua gestão financeira e mesmo assim obter resultados.
Mesmo replicando a fórmula de uma pessoa de sucesso pode ser que não gere resultados, pois são realidades diferentes. Então não se compare, não busque adquirir bens com objetivo de ostentação e seja flexível porque imprevistos podem ocorrer.
O rei dos dividendos
Neste livro o maior investidor pessoa física do Brasil Luiz Barsi Filho conta um pouco de sua trajetória, onde nascido de família pobre descendentes de imigrantes, conseguiu conquistar o sucesso financeiro, através dos investimentos em ações aplicando uma estratégia voltadas aos dividendos.
Ele explica sua filosofia de investimentos voltados ao longo prazo e os fundamentos utilizados, para obter consistência nos seus rendimentos ao longo do tempo. Dando dicas práticas e contando sua experiência adquirida no mercado.
O jeito Warrem Buffett de Investir
Neste livro de Robert G. Hagstrom conta a história de outro grande exemplo do mundo dos investimentos, Warrem Buffett o maior investidor do mundo. Revelando sua filosofia de investimentos e a estratégia que o levou para o topo.
O livro conta os 12 princípios e técnicas que ele utiliza para analisar as empresas, sobre as suas experiências obtidas no longo do tempo, os maiores obstáculos, seus mentores e motivações. Apresentando suas novas aquisições em sua carteira de investimentos, através de estudos de casos, explicando sua visão sobre o negócio.
O investidor de bom senso
De John Bogle fundador do Vanguard Group (uma das maiores empresas de investimentos), este livro é um guia clássico para atuar no mercado financeiro considerando uma das estratégias mais simples e eficazes para não perder dinheiro na bolsa.
John recomenda os fundos de índices (ETFs) como alternativa de investimentos, pois a maioria dos investidores não consegue superar o mercado com suas carteiras de investimentos, ou gastam muito tempo e esforço para isso.
Logo os fundos de índices replicando a média do mercado garante maior segurança e diversificação para os seus investimentos, podendo ser conciliados com outros investimentos como ações em sua carteira aumentando, as suas chances de obter um retorno melhor que o mercado.
Faça fortuna com Ações antes que seja tarde
Para encerrar nossa lista com chave de ouro, temos o livro do Décio Bazin grande referência nacional nos investimentos, onde ele ensina técnicas e segredos para investir em ações e ganhar no longo prazo.
Através de sua vasta experiência adquirida no mercado, ele recomenda o método cash-yield voltado ao investimento em ações pagadoras de dividendos de modo diversificado. Também afirma para não investir em empresas muito endividadas ou suspeitas, pois representam risco.
O seu método consiste em investir em ações com um dividend yield anual acima de 6%, e caso o valor reduza para 4% será recomendado vender as ações, se a venda garantir um lucro de no mínimo 50%, e assim comprar novas empresas com a margem desejada, realocando a carteira de investimentos.
Veja também nosso guia completo de como começar a investir
Gostou da nossa lista de recomendações ? comente qual livro que está faltando que você considera que todos devam ler sobre investimentos.